Papinhas do bebê do começo ao fim!

O bebê a cada dia que se passa ele cresce, desenvolve e assim vai mudando de fases. Os médicos recomendam iniciar papinhas com 6 meses de vida. Porém cada mãe entende seu bebê e sabe bem lá quando realmente quer começar... No meu caso eu comecei com 4 meses e meio e não me arrependi. Primeiramente começamos a dar sucos de laranja lima, maracujá, etc (vai de sua preferência) só não utilize frutas muitos fortes e nem aquelas que fazem ao bebe, eu recomendo suco de laranja lima, maracujá com morango, melão... Ofereça o suco bem na hora que vc quer dar a papinha. No dia marcado para dar a papinha ao invés do suco comece inicialmente com papinhas doce como por exemplo: banana amassadinha com leite (artificial ou materno), banana com uma colherzinha de mucilon ou farinha lactea, banana com maça (a maça tem que ter que ser fervida para amassar)... Ofereça as papinhas doces na temperatura ambiente, se não quiser fazer compre aquelas doces da nestle. É claro que no começo vai vim caretas e o bebe vai começar a dar preferencia ao paladar daquilo que ele realmente gosta, é importante  experimentar todas das frutas e deduzir o que seu bebe realmente gosta. Jamais force ele comer por nao ter gostado.
Depois de um mês comendo papinha doce, está na hora de iniciar a papinha salgada. Para a primeira papinha salgada recomendo: purezinho de babata com caldinho de feijão, caldinho de feijão com xuxu, caldinho de feijao com cabotijá...  E assim você vai observando o gosto dele e vai acrescendo cada dia uma coisa diferente como por exemplo: pure de batata, caldinho de feijao e xuxu, cenoura caldinho de feijao e mandioquinha  e por ai vai... depois de uma semana e meia inicie o arroz bem cozinho na papinha porém amasse bem amassadinho para evitar engasgos: madioquinha xuxu caldinho de feijão e arroz, caldinho de carne batata arroz e cenoura, xuxu cenoura arroz e batata... Depois de 1 semana e meia inicie pedacinhos de carne bem batida (pode se colocar um pouquinho de atum e ou de sardinha porém tem que ser bem dissolvidos na papinha para evitar o engasgue) : arroz amassadinho, caldinho de feijao, mandioquinha (ou batata aipon) e carne de panela batida e moída... e assim vai indo... Quando o bebe estiver com 7 pra 8 meses vai treinando ele a mastigar, para esse treinamento ofereça biscoito de polvilho é um ótimo alimento para o inicio da mastigação. Quando você analisar que seu filho está mastigando , pare de amassar bem o arroz e a cenoura bem cozida, dê para ele o arroz semi inteiro e um pedacinho de cenoura sólido para que ele mastigue, depois de mais ou menos 1 semana treinando a mastigação assim, coloque pedacinhos de carne (carne molinha bem pequena mesmo) para que ele mastigue... E assim vai indo até que ele conseguiga mesmo mastigar todos os alimentos, ai você pode fazer uma macarronada com carne moída com molho de tomate engrosado um pouquinho com maizena, ou uma gostosa sopinha de cane de panela com legumes que ele gosta e akele macarraozinho de letrinhas. E assim nosso pequeno vai crescendo  e cada vez mais vai ficando indepente de nós mesmo. Por um lado é ótimo e por outro é ruim pois a gente senta uma falta!!!. Qualquer coisa deixe comentário. =)

4 comentários:

Dayane disse...

Meu bebe tem 8 messes e ñ sei como fazer painhas para ele gostaria muito das receitas para me encinar a dar ele so toma Vitamina de banana com mucilon e as vezes leite ninho dou danoninho para ele tbm as vezes que dou um purezinho de batata ou ate mesmo batata cuzida..... será que estou cuidando bem do meu filho.Ah pra lenbrar desde dos 4 messes que meu leite do peito secou e passei a dar nestogenio mais agora ele ja come bastante besteirinha.....Obrigada entre no meu imail e deixe a mensagem la porfavor dayana-caatt@hotmail.com

Anônimo disse...

olá suas dicas são boas + o morango não pode dar antes de 1 ano de idade pois ele causa alergia e o abacaxi tbm

Anônimo disse...

Meu nome é Marcelo e te um lindo bebe de seis meses,já estar nas papinha de frutas e a três semanas já come papinhas de legumes. Hoje dei a ele feijão com batata, cenoura e carne moída bem amassadinhos.

Anônimo disse...

Dayane boa tarde, meu nome é Marcelo, não sou pediatra nem tampouco especialista no assunto mas nossa pediatra liberou frutas amassadas com farinha lacta e geleia de mocotó, da natural . Também legumes amassados como: cenoura,inhame,beterraba,batata,chuchu e pedaços de carne ou frango. Cozinhe tudo e bata no liquidificador de uma temperada leve e seu filho vai adorar.......