Natal em todo o mundo

O ano realmente se passou muitíssimo rápido. Já estamos no natal, semana que vem já é a virada do ano, e eu quase que nem postei nesse meu cantinho. Então quero desejar um feliz natal á todos os leitores de meu blog. Natal é tempo de paz, de alegria, nada mais do que comemoramos com a família. Embora encontrei um artigo bem interessante falando sobre a cultura natalina de vários cantos do mundo. Vamos ver?
Como são as comemorações que têm a influência de outras culturas

Portugal: Crianças deixam um sapato em um lugar escolhido estrategicamente para que o Papai Noel coloque os presentes, que podem ser abertos somente no dia 25 de dezembro. Na ceia, comem o bolo-rei e um pão de frutas que contém um presente dentro e é a grande diversão da data. O prato principal da ceia é o bacalhau, seguido por arroz de polvo. O doce mais tradicional do Natal português é a rabanada.

Feliz Natal em Portugal: Boas Festas!


Estados Unidos: O Natal americano é rico em cor e brilho, e as decorações das lojas e shoppings são conhecidas em todo o mundo. Nas casas, a decoração é feita com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas. As crianças penduram meias perto da lareira para esperar a chegada do Papai Noel. Na véspera de Natal, vizinhos se unem para cantar músicas de Natal, mostrando o espírito de confraternização. Os presentes são abertos na manhã do dia 25 de dezembro. O prato típico é peru recheado acompanhado de frutas tropicais.

Feliz Natal nos EUA: Merry Christmas!

Itália: A entrega dos presentes é feita só no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, em lembrança à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Em todas as igrejas são montados presépios. Na ceia são servidos peixes e massas. As crianças esperam a visita da Befana, que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos.

Feliz Natal na Itália: Buon Natale!

Japão: O Natal não é muito difundido, mas os japoneses abraçaram o ritual ocidental de troca de presentes neste período, costume muito apreciado na cultura japonesa. Os japoneses enfeitam as casas, cantam músicas e servem peru, além de pratos como sashimi, oniguiri e legumes picados. Outro hábito também foi adotado pelos japoneses: como as bonecas sempre foram muito valorizadas em suas tradições, o presépio encantou os japoneses – especialmente as meninas, que gostam de montar os seus próprios presépios.

França: Os franceses cultivam a tradição da reconciliação no Natal, em que as pessoas visitam a casa de um inimigo para lhe pedir perdão. A reconciliação é, então, brindada com vinho. Para a ceia, cada região tem o seu prato tradicional. Para os parisienses, Natal é sinônimo de ostras e foie gras. O doce típico é o buche, feito de marzipã, coberto com chocolate e em forma de tronco de árvore. Nas creches, as crianças representam cenas da vida de Jesus e dos santos.

Feliz Natal na França: Joyeux Noel!

Belém: Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar o berço de Jesus, que é conservado na igreja e montado apenas na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos, servida apenas com pão preto acompanhado de vinho.

Países Árabes: O Natal não tem raízes profundas em países em que quase 94% da população é muçulmana. Mas há também os cristãos coptas, uma das mais tradicionais denominações do cristianismo, que comemoram a data com um simbolismo diferente do ocidental e seguindo o antigo calendário ortodoxo, que coloca a festa no dia 7 de janeiro. Os muçulmanos aceitam a figura de Jesus Cristo como um dos cinco profetas que vieram trazer a palavra de Deus ao homem.

China: As casas são iluminadas com lanternas, correntes e flores de papel, além de árvores de Natal. Como nos Estados Unidos, as crianças chinesas também penduram meias à espera de presentes. O Papai Noel é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa Velho Natal. Mas como a maioria dos chineses não é cristã, a maior festa ainda é o Ano-Novo Chinês, comemorado só no fim de janeiro.

Feliz Natal na China: Sheng Tan Kuai Loh (mandarín), Gun Tso Sun Tan’Gung Haw Sun (cantonés)

Índia:  A árvore de Natal indiana não é o pinheiro, mas plantas nativas do país: mangueiras e bananeiras são enfeitadas. As casas são decoradas com folhas de mangueira e lâmpadas de argila acesas com óleo também são usadas.
Feliz Natal na Índia: Shub Naya Baras!

Suécia: As festas começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesta data, as crianças escrevem suas cartas com pedidos que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Tradicionalmente, na noite de Natal, a filha mais velha veste-se de branco, com uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça e serve café com bolinhos para todas as pessoas de sua família.
Feliz Natal na Suécia: God Jul!

Polônia: Na ceia não se come carne vermelha, mas sim peixes, acompanhados de vinho branco, sopa de cogumelo, pão, doces de mel e torta de sementes de papoula. Depois que a família senta-se à mesa, somente a dona de casa se levanta para servir as iguarias. À meia-noite, os poloneses assistem à Missa do Galo. No dia 25, a festa começa no café da manhã, quando pode ser servido presunto e carnes à vontade. Este desjejum é a refeição mais festiva do dia. Já os presentes são trocados em seis de dezembro, dia de São Nicolau.
Feliz Natal na Polônia: Boze Narodzenie

México: Além da troca de presentes, a população realiza procissões para relembrar os difíceis acontecimentos que antecederam o nascimento de Jesus. Como a ida da sagrada família de Nazaré para Belém levou nove dias, as procissões começam nove dias antes do Natal.
Feliz Natal no México: Feliz Navidad
Natal em todo o mundo Natal em todo o mundo Reviewed by Luana Beatriz on dezembro 25, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário