Relato pós chikungunya :: Uma dor terrível nas articulações


Esse ano (2024) muitas pessoas pegaram dengue aqui na minha cidade, e varias pessoas pegaram também chikungunya. E eu fui uma delas... depois do meu marido ter pegado dengue forte, meus filhos tbm e a rua toda... Chegou minha vez, eu até peguei dengue umas 2 vezes nos anos retrasados... Mas nunca havia pegado chikungunya desde então... Resolvi escrever esse relato a fim de ajudar alguém que esteja passando por essa doença cruel demais! 
Tudo começou com dor nas articulação forte, uma febre e calafrios... a febre não foi muito alta... achei que era dengue... comecei a tomar dipirona né e beber muito soro e líquidos... de repente eu tive muitas manchas vermelha no corpo... que queimavam como queimadura do sol... doía demais e queimava de uma forma muito ruim... meu pé e mão começou a inchar e doía muito quando eu pisava... Meu amigo me assustou falando que eu poderia estar com dengue hemorrágica e eu fui correndo pro upa... lá fiz exame de sangue de novo e tomei bolsas de soro, o exame deu que as plaquetas estavam boas acima de 120 mil... Eu estava tbm com muitas ínguas na nuca e meus olhos estavam inchados e meu deu herpes em um dos olhos... A medica então receitou prednisona pra eu começar a tomar pra reduzir o inchaço e melhorar a dor... eu comecei a tomar e realmente o inchaço passou... a dor sumiu... estava ótimo... até eu começar a desmamar (retirar o prednisona reduzindo a sua dose) ai a dor no meu pé voltou sem dó nem piedade... Eu não conseguia colocar meu pé no chão, meu pé travava... minha mão estava sem forças ate pra dar uma descarga na privada eu não conseguia ter forças para apertar ela... Andar? Parecia que eu estava andando com meu pé dilacerado... Era uma dor inexplicável... Juro que não desejo pra ninguém... Fui no upa varias vezes, levei agulhada de anti-inflamatório... tomei anti-inflamatório (isso depois de 1 mês já) mas nada resolvia... a dor voltava e eu não conseguia andar direito... cada pisada doía horrores... Foi até que eu comecei a pesquisar, e pesquisa vai.. pesquisa vem... E eu descobri que eu tinha ficado com uma sequela da chikungunya chamada artrite reumatoide... ai eu entrei no grupo do facebook de artrite reumatoide e fiquei lendo os relatos diversos de pessoal lá... encontrei vários relatos tristes de pessoas que entregaram pra doença e que a doença acabou com a vida delas... Aí eu comecei a pesquisar nesse grupo algo de esportes ou relato positivo e achei uma menina que começou a fazer academia mesmo com dor e sem forças e isso ajudou ela a vencer a artrite reumatoide... pesquisei tbm bike... e obtive vários relato positivos de pessoas andando de bike que ajuda a amenizar as dores e que ate pararam de tomar remédios e hoje é outra pessoa.
Depois de absorver tudo aqueles relatos... Eu comecei a pesquisar sobre uma dieta anti-inflamatória  e daí resolvi seguir a risca os exercícios de bike mesmo com meu pé doendo, mesmo sem forças nas mãos, mesmo parecendo que eu ia cair a qualquer momento... E tomei muito chá de canela, parei de consumir farinha de trigo, bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, comecei a colocar açafrão na  comida, troquei o pão por pãozinho de aveia com banana e canela ou banana + ovo + cacau e etc... E como mágica em 1 semana fazendo isso, comendo e praticando bike (uns 8km e aumentava a cada dia mais um pouco) 3x por semana (seg, quar e sex) e quando eu chegava fazia musculação nos braços, essas dores desapareceram!!!
As dores aparecia quando eu acordava apenas, quando eu pisava no chão vinha uma dorzinha no pé e a mão amanhecia inchada e meia rígida... Mas fui persistente na dieta por 2 semanas... até as dores desaparecer por quase 90%... A saudade me fez voltar a comer normalmente... O medo de consumir algo inflamatório e as dores voltar eram muitas... Mas num dia pesquisando por ai eu vi que o arroz normal é inflamatório... O que é menos inflamatório é o arroz integral... ai eu comecei a voltar a consumir pão com moderação (eu fui com calma porque estava com medo)... E as dores não voltou só ficou com aquela dorzinha matinal... A dor matinal e o inchaço na mão matinal durou quase umas 2 semanas... depois passou de vez... Esses dias passado acho que no final do mês passado eu acordei e pisei no chão e pela primeira vez não senti aquela dorzinha e nem minha mão inchada mais!

Então é isso... uma prova viva que dieta e exercícios melhora muita coisa! 
E acima de tudo fé em Deus que vai da certo! Fé em Deus que vamos sair dessa!
Se eu sai vocês tbm pode!

Um forte abraço!

Relato pós chikungunya :: Uma dor terrível nas articulações Relato pós chikungunya :: Uma dor terrível nas articulações Reviewed by Luana Beatriz on julho 16, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário