200.º aniversário da primeira obra dos Grimms

Os Contos de Grimm começaram a ser publicados em 1812, por parte dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, que estavam longe de imaginar, naquele ano, a dimensão que aqueles contos de fadas granjeariam, ao longo dos anos. (embora eles tenham editados a maioria dos contos de Charles Perralt, fazendo com que tenha um final bastante feliz e agradável.)A coletânia de histórias, trabalho hoje recordado com um google doodle, viria a tornar-se parte do imaginário de milhões de crianças, conquistadas por ‘Rapunzel’, ‘Cinderela’, ‘O Capuchinho Vermelho’, ‘A Bela Adormecida’ ou ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ fazem parte da coleção de grandes contos dos irmãos Grimm, que totalizaram mais de 200, sendo que hoje se comemoram 200 anos desde a publicação do primeiro conto.
Os irmãos Grimm (Jacob, que nasceu a 4 de janeiro de 1785 e morreu a 20 de setembro de 1863) e Wilhelm (nascido a 24 de fevereiro de 1786 e que morre a 16 de dezembro de 1859) foram dois escritores alemães que se dedicaram aos contos infantis, graças aos quais ganharam notoriedade. Além dos Contos de Grimm, prestaram um enorme contributo à língua alemã, graças a ‘O Grande Dicionário Alemão’ [Deutsches Wörterbuch], que criaram, e a diversos estudos de linguística que também rubricaram. Uma das primeiras obras em comum que os irmãos Grimm publicaram, em dezembro de 1812, dá início à coletânea dos Contos de Grimm. No ano de 1815, os irmãos Grimm lançam o segundo volume dos contos, que conquista grande sucesso e acaba reeditado em 1819, em virtude da popularidade. Em 1822, são publicadas notas sobre contos dos dois volumes, antes de uma nova publicação, que reunia num único volume diversos contos dos irmãos Grimm. Este facto concede o reconhecimento dos Contos de Grimm, que adquiriram popularidade em diversos países e que permanecem eternizados na história dos contos infantis. Hoje, a Google faz uma homenagem aos Contos de Grimm, com um doodle animado, que permite revisitar uma das mais emblemáticas obras de Jacob e Wilhelm Grimm: 'O Capuchinho Vermelho'. Provavelmente, o leitor chegou até nós depois de revisitar esse conto e de lembrar uma história que o tempo não apaga.

No Blog Mundo da Luha você poderá apreciar alguns contos de GRIMMS segue a lista abaixo:

Cinderela Original
A bela adormecida 
Rapunzel
Branca de Neve
200.º aniversário da primeira obra dos Grimms 200.º aniversário da primeira obra dos Grimms Reviewed by Luana Beatriz on dezembro 20, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário