Moscas Volantes :: Um incômodo na visão.

Tá certo que a visão é o mas fascinante dos cinco sentidos. Ultimamente tenho percebido o surgimento de bolinhas e manchinhas pretas em minha visão e resolvi pesquisar sobre ela. Não sei se ela pode ter vindo de cansaço da gravidez ou algo do gênero... Mas o que eu percebi são que elas nos incomodam bastante... Embora as minhas não são tão grandes... Existem inúmero de pessoas que sofrem com isso e as moscas volantes são bem grandes... Fiquei boquiaberta com a minha pesquisa... Mas acredito que seja mesmo pelo sintoma de gravidez, cansaço e com o tempo elas vão sumindo... Espero... Para vocês ficarem por dentro da pesquisa vamos primeiramente saber o que é mosca volante: Moscas Volantes são fenômenos entópticos caracterizados por formas semelhantes a sombras que aparecem sozinhas ou junto com muitas outras no campo visual do indivíduo. Eles podem ter a forma de pontos, linhas, ou fragmentos de teias de aranhas, que flutuam vagarosamente em frente aos olhos.
A maioria das pessoas relata conseguir enxergar essas manchas(moscas volantes),ao olhar para o céu.Se forem poucas(e constantes),não devem ser levadas em consideração;porém, se surgirem de repente ou forem aumentando progressivamente, deve-se procurar ajuda médica imediatamente. O que causa mosca volante: São causadas por alterações que ocorrem no vítreo, o gel que preenche o olho, em decorrência da idade ou doenças oculares. Geralmente é acompanhado por um encolhimento ou condensação, chamado de descolamento do vítreo posterior, sendo essa uma causa bastante comum de moscas volantes. Elas podem resultar também de inflamações dentro dos olhos ou por depósitos de cristais que se depositam na gelatina do vítreo. O aparecimento dos pontos escuros, pequenos círculos, teias ou sombras podem ser alarmantes, especialmente se aparecem repentinamente. Porém na maioria dos casos eles não são preocupantes e resultam de um processo natural de envelhecimento do olho.

Embora eu tenha achado também uma entrevista que um site fez ao Dr. Leôncio Queiroz Neto que diz como devemos tratar de nossos olhos diante ao pc... Vamos ver? :

  • O senhor lançou recentemente um estudo sobre os riscos à saúde causados pelo trabalho excessivo em frente ao computador. Que perigos são esses?
Dr. Leôncio Queiroz Neto : Após duas horas ininterruptas em frente ao computador, há uma queda na produção de qualquer funcionário. Isso porque, ao trabalhar na máquina, as pessoas tendem a piscar menos ou não piscar, o que dificulta a umidificação ocular. Desta forma, sabemos que trabalhadores que ficam muitas horas em frente ao PC, especialmente no horário noturno, têm o dobro de risco de perder a visão, além de 40% mais chances de desenvolver distúrbios que afetam o desempenho e reduzem a produtividade. Só para se ter uma idéia da gravidade do problema, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os problemas de visão respondem atualmente pela exclusão de 43 milhões de pessoas do mercado de trabalho em todo o mundo. A maior parte começa com visão embaçada, ardência, olho seco e dificuldade de foco, podendo progredir para doenças mais graves e até mesmo a perda da visão.
  • Que fatores causam estes males?
Dr. Leôncio Queiroz Neto : O embaçamento da visão, ardência e olho seco são decorrentes do maior contato com agentes externos, como poluição e ar refrigerado, que influem na produção lacrimal. Também podem estar relacionados à má iluminação: o PC é uma matriz ativa de luz, ou seja, mesmo que o ambiente ao redor esteja escuro, você enxerga a tela, mas isso é desaconselhável, por ser extremamente cansativo à visão.Há também o fato de o usuário piscar menos: quando estamos em frente a um computador, piscamos 20 vezes menos do que o normal. Isso pode implicar em complicações na córnea. Já a dificuldade de foco é conseqüência de uma maior produção, pelo organismo do usuário, de cortisol. Isso enfraquece a musculatura ciliar responsável pela capacidade do cristalino focar e desfocar. Assim, vai ocorrendo a perda, e quanto mais avançada a idade, maior é o desconforto. A perda de flexibilidade dessa musculatura, que pode causar a presbiopia ou vista cansada, cresce muito após os 40 anos.
  • As cores utilizadas no monitor também interferem na visão?
Dr. Leôncio Queiroz Neto : Sim. Planos de fundo de cores claras podem causar as famosas “bolas pretas” na visão de quem fica muitas horas por dia em frente ao computador. Além disso, alteram a cor visualizada: ao invés de enxergar branco, o funcionário verá tons amarelados, por exemplo. O ideal é intercalar, no desktop, cores de fundo claras e escuras, para gerar contraste e prejudicar menos a visão.
  • Em especial o trabalho noturno, que males pode gerar à visão?
Dr. Leôncio Queiroz Neto : Já se falou da questão da iluminação: à noite, com os ambientes mais escuros, o computador fica como matriz de luz, o que é prejudicial. Ou então utiliza-se luz branca no ambiente, o que acinzenta a tela do monitor e também prejudica os olhos. Luz refletindo na tela também é outro grande mal. Há outra questão: quem trabalha à noite traz na visão o cansaço de um dia inteiro, o que irá se acumular, gerando perda de produtividade e stress. Além disso, estas pessoas vão descansar muito tarde, não tendo as horas de repouso necessárias para a correta recuperação do organismo. E, ao deitarem para dormir, já está claro, o que afeta a produção de hormônios importantes à visão e que somente são produzidos na escuridão.
  • Bom, mas como não é possível trabalhar no máximo duas horas por dia em frente ao computador, que cuidados tomar para evitar os danos à visão?
Dr. Leôncio Queiroz Neto : Existem várias dicas. Uma muito importante, por exemplo, é piscar voluntariamente. A cada 50 minutos em frente à máquina, parar 10 minutos para descansar os olhos, olhando ao infinito, e forçar a piscação. Também é importante cuidar da iluminação local e instalar protetores anti-reflexo nos monitores. Estender os braços na altura do ombro, colocar os polegares para cima e mudar rapidamente o foco entre as unhas dos polegares é outro exercício que pode auxiliar muito na garantia de uma visão saudável. Para quem trabalha à noite, recomendações especiais: escurecer ao máximo o quarto antes de dormir, para estimular a produção de melatonina que reduz o cortisol e a adrenalina; incluir na alimentação laticínios, nozes, gergelim e tofu, que contêm triptofano, precursor da melatonina; praticar exercícios físicos diariamente, evitar alimentos ricos em cafeína, que elevam o stress, e aumentar o consumo de frutas cítricas, ricas em vitamina C. Também é importante fazer exame de vista e de sangue anualmente, já que muitas doenças só apresentam sintomas em estágios avançados, o que dificulta a completa recuperação.
  • Quem usa óculos ou lente de contato deve ter cuidados extras?
Dr. Leôncio Queiroz Neto : Os usuários de óculos devem seguir os mesmos cuidados dos que não os utilizam. Já os que usam lentes de contato precisam ficar atentos, pois há as chamadas lentes hidrofílicas, ou seja, que precisam de lubrificação constante. Geralmente, elas utilizam a umidade do olho, a lágrima. Porém, em frente ao computador, a pessoa pisca menos e a umidificação reduz. Então, é necessário piscar bastante, voluntariamente, e às vezes recorrer a um colírio. Entretanto, somente um oftalmologista pode indicar o produto, já que varia de pessoa para pessoa.


 
Moscas Volantes :: Um incômodo na visão. Moscas Volantes :: Um incômodo na visão. Reviewed by Luana Beatriz on março 25, 2011 Rating: 5

18 comentários

  1. Eu enxergo as 'moscas' acho 1 ja faz umas 2 semanas..fui no oftalmo..ontem ele disse que não era nada e que muitas pessoas as veem também , mas mesmo assim pediu um mapeamento da retina.

    ResponderExcluir
  2. Puxa!!! Aconteceu comigo tb de duas semanas pra cá,tô assustada, ainda mais que pesquisei no google e apareceu tanta coisa ruim que fiquei horrorizada!!!
    Será que pode ser só cansaço, não ando dormindo direito!
    Débora

    ResponderExcluir
  3. Bem comigo foi cansaço pq depois que eu dei a luz e passei a ficar menos cansada desapareceu totalmente...

    ResponderExcluir
  4. esta acontecendo comigo e o meu medico proibiu exercicios fisicos por um periodo. na sua pesquisa vc viu esta indicação?

    ResponderExcluir
  5. Bem pode ser que os exercícios estão te cansando... isso vem do cansaço tbm... Quanto a exercícios físicos eu não li na minha pesquisa não... Porém ele tem ligação com o cansaço neh?

    ResponderExcluir
  6. as minhas mosquinhas ja estao aqui ha um ano, a oftalmo disse que elas iriam embora sozinhas, mas acho que gostaram do tratamento

    ResponderExcluir
  7. Prezados,
    a cura somente poderá ser feita por YAG LASER(quando poucas) ou Vitrectomia(grandes e obstruindo a visão), cirugia que troca o gel dos olhos, hoje muito segura.
    Notar que 40% por cento das pessoas têm isso e não perceberam e outros 60% padecem do mal.
    Não somem,tenho nos dois olhos . logo somente com as indicações
    Procurem Oftalmo Laser - Clinica Presidente Prudente ou Instituto Vizibelli B.Horizonte

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Eu estou no sétimo mes de gestação e desde o segundo mes estou com essas moscas volantes que incomodam bastante.Fiz exames e o medico disse que não tenho anormalidades e deve ser em função hormonal da gravidez, neste caso, tenho que esperar o bebê nascer, nunca tive isto que testa a paciência da gente, estimo minhas melhorar e de quem passa por essa situação....

    ResponderExcluir
  9. Eu também tenho, acostuma , só é ruim em dias em que o céu esta bem azul, ai incomoda bastante.

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz uma cirurgia de catarata e estou vendo moscas volantes no olho esquerdo. A cirurgia será refeita, pq o médico nao aspirou toda a caratara, estou vendo embaçado. Estou chateado, esperava que sendo uma cirurgia simples o resultado fosse definitivo....
    Como nao podemos prever o resultado, isso ficou debitado ao risco cirurgico... embora pra mim ficou a duvida... acho que o financeiro prevaleceu. Estou confiante e espero que no final dê certo, ou seja, as moscas desapareçam.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Percebi depois que tive minha bebe. As suas sumiram mesmo ou você acostumou e não as percebe mais? Fui em dois oftalmos e ambos disseram que não somem.
    :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas digamos que diminuiram bastante.... eu ainda a vejo com mt custo quando eu foco o olhar no céu apenas... mas nao estava mt como antes entende? ^^

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta, querida! :)
      Entendi!
      O que estranhei é que as mulheres que encontrei no Google, como você, perceberam durante a gravidez e eu percebi após o parto. Mas o motivo deve ser o mesmo para todas nós, creio que a grande mudança hormonal + cansaço + estresse talvez!

      Excluir
  12. Estou com este sintomas, fui ao oftalmologista e a médica disse pra mim que não era nada demais e me passou uma vitamina em cápsula a base de zeaxantina. Todos os dias tenho vivido confiante de que Deus está no controle e que logo, logo irei ver o milagre da cura nos meus olhos. Todos os dias tem sido um teste de paciência e está com 1 mes que aguardo a cura de JESUS. Ao meditar a palavra de Deus no palavra de Mateus vejo quantos milagres Jesus Cristo realizou e Ele é o mesmo hoje. SE TIVERMOS FÉ DO TAMANHO DE UM GRÃO DE MOSTARDA O MILAGRE ACONTECERÁ. Estarei orando por todos nós.

    ResponderExcluir
  13. Tive uma uveite no olho direito há mais de 40 anos, depois ocorreu um descolamento de retina, ambos provocaram essas moscas volantes que perduraram por anos. Agora, com 64 anos notei de umd ia par outro moscas volantes enormes no olho esquerdo ( o bom), fui à oftalmologista e ela diagnosticou descolamento do vítreo,cois comum em idosos. Foi dito que vai melhorando com o passar do tempo e pode desaparecer de vez ou nosso cérebro vai ignorando esses objetos. O risco é se você ver flashes de luz no canto do olho afetado pode ser descolamento de retina e isso é grave se não correr a tempo de colar ela de novo com raios laser.

    ResponderExcluir
  14. Siga-nos!
    Vamos divulgar esse problema crescente a cada dia nas pessoas, no mundo inteiro! Sociedade oftalmológica de braços cruzados! Queremos pesquisas e cura. Milhões de pessoas no mundo sofrendo!

    https://mobile.twitter.com/moscas_volantes?s=08

    ResponderExcluir
  15. https://mobile.twitter.com/moscas_volantes?s=08

    ResponderExcluir